MOTIVAÇÃO IIII GUARDA CIVIL IIII

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Guarda Municipal será treinada por instrutores do Bope


 Imagens de treinamento realizado pelo Cati/Sul
Os guardas municipais de Dourados estarão recebendo cursos de capacitação a partir do próximo dia 15, visando aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados à comunidade. A responsável pelo desenvolvimento dos cursos é uma empresa que desenvolve treinamentos para forças policiais no Brasil e no exterior.
O Cati/Sul – Brasil (Centro Avançado em Técnicas de Imobilização) oferecerá cursos com duração de um ano, com instrutores que possuem experiência em estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
Dentre os organismos internacionais que receberam instruções do Cati, estão a Swat e DEA, ambos norte-americanos e, atualmente, realizam um curso na cidade de Avaré, SP, com participação de policiais do Bope (RJ), da Swat (EUA) e forças policiais de vários estados brasileiros.
Recentemente foram treinados soldados norte-americanos que foram combater no Afeganistão e a Tropa de Elite de Portugal.
A equipe que virá a Dourados também foi responsável pelo treinamentos dos atores que participaram do Filme Tropa de Elite II, sucesso e recordista de bilheteria nacional.
Este curso esta sendo realizado através do Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal através da GM e o Ministério da Justiça no ano de 2009.
Os Guardas Municipais passaram por treinamentos de Policiamento Comunitário, Técnicas Operacionais, Ações Táticas GM, defesa pessoal, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e Adolescente, Primeiros Socorros, Armamento e Tiro, Policiamento Escolar, Ética, Mediação de Conflitos, Exploração Sexual, Violência na Escola, Preservação Ambiental, Uso legal e Progressivo da Força, Emprego de equipamentos não letais, Imobilização Táticas, Gestão Integradas de Segurança Pública, Legislação, Motivação Pessoal entre outros cursos.
A novidade em cursos é a utilização do equipamento não letal mais moderno no Mundo a Pistola “Taser”. Atualmente nenhuma Guarda Municipal da região Centro Oeste trabalha com este tipo de equipamento, que é importado dos E.U.A e já foi adquirido pela GMD. Em Mato Grosso do Sul somente policiais do CIGCOE- Grupo de Ações Especiais da Polícia Militar da Capital estão habilitados a usar o “Taser”. Após esses cursos os 120 GMs farão parte deste seleto quadro de Operadores Taser com certificação Internacional.
A aula magna acontece na próxima terça feira (16) às 8 horas, no Plenário Dr. José Cerveira, nas dependências do CAM - Centro Administrativo Municipal.