MOTIVAÇÃO IIII GUARDA CIVIL IIII

quinta-feira, 11 de março de 2010

Guardas de Canoas são os primeiros operadores taser instruídos pela Força Nacional

sexta-feira, 25 de setembro de 2009
 
A Guarda Civil Municipal de Canoas foi a primeira a ser incluída no treinamento da Força Nacional de Segurança Pública. Nos dias 22, 23 e 24, os guardas Rogério Rosa, coordenador da Guarda Civil; Ademar Sarmento, inspetor de serviço ostensivo e Lisandro Carvalho, motociclista ostensivo estiveram em Brasília e realizaram o curso de Operador Taser.
A habilitação dos guardas canoenses é para uso, manuseio, manutenção e correta aplicação da arma menos letal: taser. Os equipamentos já são utilizados pela Brigada Militar e auxiliarão no trabalho comunitário da Guarda Civil Municipal de Canoas. De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, o trabalho com as tasers será de atuação preventiva especialmente com foco nas escolas, parques e praças da cidade. “A qualificação da Guarda e a utilização das armas não será para substituir em nenhum momento trabalho das polícias, pelo contrário, será para integrar as forças”, salienta.
O treinamento da Força Nacional foi de 16 horas/aula e foi o primeiro que incluiu guardas municipais, além das forças policiais. “Fomos os primeiros guardas a ter este treinamento. Para segurança pública de Canoas é fundamental esta valorização, vem ao encontro da política dos órgãos federais que já investem na qualificação dos agentes”, salientou o guarda Lisandro Carvalho.
Os guardas que trabalharão na ronda escolar, nos parques e praças serão treinados pelos formados no curso da Força Nacional. Além disso, 15 novos profissionais aprovados em concurso público integrarão o efetivo. Canoas receberá 20 armas taser no dia 9 de outubro, quando será lançado o Território de Paz Guajuviras. Os equipamentos são provenientes de recursos federais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, que proporcionará mais de 50 ações de enfrentamento à violência a partir do lançamento do Território.
A arma taser é de tecnologia semelhante ao impulso elétrico gerado pelo cérebro que causa a estimulação dos nervos no objetivo de controlar os músculos e, assim, os movimentos do corpo. Com isso, paralisa e derruba qualquer pessoa imediatamente. Cada disparo é registrado na arma, com horário e data. Por meio de auditorias é possível controlar do uso e o autor dos disparos.

Prefeito de Araucária entrega novas viaturas a Guarda Municipal

Iniciativa integra ações de estruturação da equipe, realizadas por meio do convênio com o Pronasci
O prefeito Albanor Zezé Gomes entregou, na última terça-feira, dia 17 de novembro, três novos veículos que irão integrar a frota de viaturas da Guarda Municipal de Araucária (GMA).
São duas picapes S10 e uma Montana, um investimento no valor de R$ 193 mil provenientes do Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Estrutura
As camionetes modelo S10 contam com uma estrutura completa – como rádios transceptores, giroflex e cela (camburão) – que irão oferecer melhores condições de atendimento ao Grupo de Apoio Tático (GAT) da GM.
A picape Montana será utilizada pela equipe de ação e prevenção, que promove palestras educativas regularmente nas escolas municipais de Araucária.
De acordo com o diretor da GMA, Adair Aparecido Milani, a aquisição dos veículos contribuirá com o trabalho da corporação, que terá seu efetivo aumentado depois da realização de um concurso público. “Hoje, somos 66 guardas, mas brevemente seremos 77, número que aumentará ainda mais ao longo dessa gestão. E a Prefeitura já se antecipou oferecendo mais estrutura ao grupo”, disse.
Investimento
Vale lembrar que em 2003, quando o prefeito Zezé criou a Guarda Municipal em sua gestão anterior, a corporação recebeu cinco veículos modelo Pálio, uma Kombi, uma Blazer e três motocicletas.
“Investir na GM significa investir na segurança pública, uma das maiores preocupações de nossa administração. E nós, em conjunto com o Governo Federal e as Polícias Militar e Civil, estamos trabalhando exaustivamente para diminuir os índices de violência em Araucária”, disse Zezé, durante a solenidade de entrega oficial dos veículos.
O gestor municipal enfatizou, na ocasião, a importância de firmar parcerias que integrem o município em ações de combate à criminalidade. “Por meio do Pronasci, também conseguimos desenvolver programas sociais, como o Mulheres da Paz, que certamente trará resultados positivos por trabalhar o resgate à cidadania de jovens e adolescentes e a capacitação de mulheres atuantes na comunidade”, alegou.
Presença
A solenidade contou com a presença do prefeito Albanor Zezé, Gomes, dos secretários Élcio Fuscolin (Segurança Pública), Mario Torres (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) e Anderson Rigon Lemos (Administração), além de representantes do Pronasci e das polícias militar e civil.
Parceria permite investir maciçamente em ações de estruturação da GM
Segundo o secretário extraordinário de Segurança Pública, Élcio Fuscolin, o convênio que a Prefeitura mantém com o Pronasci garantirá investimentos no valor de R$ 9 milhões, destinados em ações de estruturação e qualificação profissional dos integrantes da GMA. Os guardas já receberam armas não letais (tasers), que auxiliam na imobilização de indivíduos durante os enfrentamentos. Atualmente, está em fase de licitação um projeto que prevê a aquisição de equipamentos eletrônicos, de infraestrutura e de proteção à equipe, como coletes e escudos balísticos. Jogos completos de uniformes de e equipamentos para a academia esportiva também serão entregues à corporação. A breve implantação do sistema de monitoramento urbano e a elaboração do mapa da criminalidade também contribuirão com o trabalho da equipe, e, conseqüentemente, com a segurança do araucarienses.